quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bobak Ferdowsi na UMinho instigou curiosidade pelas questões do espaço

A comunidade académica da Universidade do Minho foi presenteada com uma palestra de Bobak Ferdowsi, um dos mais mediáticos cientistas da NASA. O denominado cientista mais sexy do mundo esteve no campus de Gualtar no passado dia 17 de outubro, e auditório lotado demonstrou bem a curiosidade pelas questões do espaço.



Conhecido mundialmente desde que, em 2012, levou o robot "Curiosity" a aterrar no solo do planeta Marte, Bobak Ferdowsi fez escala na cidade de Braga para partilhar, com um auditório lotado, os detalhes do percurso do frisado robot que atualmente se encontra a recolher informações sobre o planeta vermelho e as suas condições de habitabilidade, e onde, segundo Bobak, ficará nos próximos 8 anos. O "Mohawk Man", como é conhecido devido ao seu extravagante penteado, debruçou-se durante grande parte do tempo sobre a referida missão relativa a Marte, explicando os antecedentes da expedição, o planeamento, passando pelos eufóricos momentos da sucedida aterragem em solo marciano e os resultados que têm sido obtidos através do "rover". 
Para além deste tema, o cientista irano-estadunidense pronunciou-se ainda sobre futuras expedições, que passam por uma das luas de Júpiter, inserida nas investigações da procura de vida extraterrestre, pelo recém-promovido a planeta, Plutão, a pioneira exploração de asteroides e não deixando de fora o tão badalado tema das viagens turísticas espaciais.
Mostrando-se uma pessoa muito acessível, ainda despendeu alguns minutos no final da palestra para que a numerosa e curiosa plateia pudesse colocar diretamente algumas questões, que por seu lado também se mostrou bastante participativa.

Roberto Correia

in UMDicas


Sem comentários:

Enviar um comentário